Entre Imaginação, Entre Cores
Abrindo portas para imaginação: educação e inspiração aos pequenos
Explorando a infância com o projeto artístico nas escolas CEI Adão Emiliano e CEI Maria Célia Pereira, em Campinas - SP, por meio de pintura nas portas das salas de aula. Com o propósito de levar alegria, criatividade e inspiração aos pequenos alunos de até 5 anos de idade.
Neste cenário, as portas não são apenas divisões físicas, mas sim portais para um mundo de descobertas e aprendizado. Cada traço, cor e forma é uma oportunidade para os pequenos explorarem novas ideias e despertarem sua curiosidade natural.
Ao caminhar pelos corredores decorados com essas pinturas, os alunos são convidados a embarcar em uma nova aventura em suas imaginações.
No CEI Adão Emiliano, encontrei inspiração nas atividades cotidianas das crianças: brincar, estudar, comer, plantar e pintar. Utilizando personagens com cores vibrantes e formas cativantes, cada porta pintada conta uma história de "o eu, o nós e o outro", promovendo desde cedo valores como empatia e colaboração. Ao todo, seis portas foram transformadas em portais para o mundo da imaginação.
Já no CEI Maria Célia Pereira, mergulhei no mundo dos animais de forma lúdica e inspiradora. Cada porta é um espaço para a amizade, a interação entre os animais e a natureza, inspirada nas fábulas que nos encantam e ensinam.
Estimulando a imaginação dos pequenos, as nove portas pintadas convidam a explorar um universo onde a alegria e a convivência se misturam em harmonia.
Cada traço, cada cor e cada ideia pintada nestas escolas são uma fonte de alegria e aprendizado para as crianças. Essas pinturas são mais do que simples decorações, mas sim portais para o mundo da imaginação e da descoberta.